O narcisismo tem origem em uma conhecida lenda. Quando Narciso viu sua própria imagem refletida no lago pela primeira vez, ele ficou imensamente encantado com a perfeição que via. Então, decidiu se jogar nas águas para alcançar a criatura mais linda que já tinha visto, e nunca mais voltou de lá.
Esta lenda da mitologia grega está na origem da palavra, uma vez que a personagem principal começa a admirar-se profundamente a si própria, como se fosse o centro do universo, ignorando os outros.
5 Indicadores de Narcisismo
Indivíduos com traços de narcisismo têm dificuldade em se relacionar com os outros, pois procuram constantemente a admiração de todos e não reconhecem a importância de alguém em suas vidas.
Portanto, a pessoa acredita que tudo está sob seu controle e que sua habilidade é suficiente para alcançar qualquer objetivo por mérito próprio. Além disso, em determinadas situações, esse comportamento pode ser considerado um transtorno de personalidade. No entanto, os cinco indícios de narcisismo são:
1. A necessidade de ser o centro das atenções
Ser o centro das atenções é a marca registada de um indivíduo narcisista. Como resultado, o foco está sempre sobre eles e, além disso, eles também querem ser admirados em todos os momentos. Por isso, esperam ser tratados de forma especial e ficam agitados quando isso não acontece.
A tendência para o [comportamento narcísico] leva o indivíduo a interromper as conversas para ser o centro das atenções. Além disso, a manipulação das palavras é um dos sinais claros desta condição, uma vez que permite à pessoa manipular mentalmente e tornar tudo sobre si própria.
2. Falta de empatia
Um indivíduo narcisista apresenta tipicamente uma atitude arrogante e insolente para com os outros. Como resultado, são vistos como indivíduos que têm [dificuldade em empatizar.] Estão demasiado preocupados com os seus próprios problemas para mostrar empatia para com os outros.
No entanto, não devemos dizer que existe uma total falta de empatia. O indivíduo com perturbação da personalidade narcísica exprime, de facto, empatia, mas devemos ser cautelosos. Quando o faz, é possível que haja um motivo oculto por detrás disso.
3. Magnificência
Uma personalidade narcísica dá um sentido de superioridade ao indivíduo em relação aos outros. Como resultado, cria uma imagem de que as suas capacidades e realizações são as melhores e que os que o rodeiam são inferiores.
No entanto, a auto-valorização tem um impacto nas pessoas que o rodeiam. Como está constantemente a comparar-se a tudo e a todos, o indivíduo narcisista não vê qualquer problema em desvalorizar e menosprezar os feitos dos outros.
4. Acredita ser único
A condição narcísica cria a ilusão de que o indivíduo é especial. Como resultado, acreditam que têm direito a privilégios simplesmente por causa da sua própria condição. Quando confrontados com contradições ou críticas, demonstram irritação e nervosismo porque assumem que têm sempre razão.
Devido à sua natureza única, os indivíduos com perturbação da personalidade narcísica procuram associar-se a outros que, na sua opinião, partilham a mesma condição que eles. Como resultado, ficam isolados numa bolha de indivíduos “especiais” ou “altamente estimados”.
5. Inveja dos outros
A inveja excessiva é um dos sinais de um narcisista. Devido ao facto de se compararem constantemente com os outros, quando encontram alguém que é melhor em algum aspeto, sentem inveja, quer esta seja expressa abertamente ou escondida.
Para além disso, os indivíduos com narcisismo também acreditam que os outros os invejam. Esta perceção baseia-se nas suas capacidades, realizações ou bens materiais. A vida e o estilo de vida destes indivíduos são desejados pelos outros, de acordo com os seus próprios pensamentos.
O efeito de viver com um narcisista
Viver com um narcisista pode resultar em diversos desafios emocionais e psicológicos, como por exemplo autoimagem negativa, inquietação, melancolia e até mesmo transtorno de estresse pós-traumático.
Essa é a razão pela qual o narcisista pode provocar sentimentos de inadequação, desvalorização e insegurança constantemente na pessoa. Além disso, os comportamentos manipuladores do narcisista podem gerar raiva, ressentimento e frustração.
Em situações como essas, buscar assistência de um profissional pode ser vantajoso para enfrentar as consequências emocionais do abuso narcisista. A terapia pode auxiliar na recuperação emocional da pessoa e superar o relacionamento tóxico no qual estava envolvida.